terça-feira, 26 de abril de 2011

16 de Abril - Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de Abril, e foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e dos cuidados para a manutenção da sua plena saúde. A fala envolve um complexo mecanismo orgânico comandado pelo cérebro, mas, que sujeito a uma infinidade de fatores externos, como bruscas alterações da temperatura e prolongada exposição ao tabaco, álcool ou poluição, contribuem para causar uma série de problemas às cordas vocais.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para que sua fala esteja sempre em dia, dentro de boas condições de saúde:

Evite o cigarro:
a nicotina associada ao calor da fumaça resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar.

Não tome muito café:
o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais e provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.

Não use bebidas alcoólicas para esquentar a voz:
Muitos acreditam que tomar um drink ajuda a aquecer a voz. Mas o álcool, assim como substâncias como própolis, não esquenta a garganta. Na verdade, ele anestesia a região por alguns minutos, mas, quando o efeito passa, o problema continua e, para driblá-lo, fazemos ainda mais esforço. Quem está com dificuldades para falar ou com rouquidão, tem indicativos de que algo vai mal e este truque não vai resolver.

Gelado faz mal?
Especialistas dizem que não há estudos científicos suficientes capazes de comprovar que o gelado prejudica as cordas vocais. Cada indivíduo tem uma capacidade diferente de suportar condições tão específicas.

Fuja do ar condicionado:
além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador, e as cordas vocais precisam fazer um esforço muito maior para produzir o mesmo som que produziria sem tanta dificuldade se estivesse exposta a outras condições de clima.

Nada de muitos condimentos na comida:
eles deixam a comida bem mais saborosa. Entretanto, podem provocar irritações nas cordas vocais e nem sempre um bom gole de água alivia o problema. Por isso, é melhor não exagerar.

Evite falar aos berros:
se você tem essa mania, mude de estilo. O uso inadequado da voz pode trazer problemas sérios como, por exemplo, nódulos nas cordas vocais.

Exercite-se regularmente:
para o cuidado com a voz, prefira exercícios aeróbicos (que trabalham a respiração) como, por exemplo: caminhada, ciclismo, dança e natação. Exercícios pesados tornam a musculatura do corpo muito tensa e acabam comprometendo também a sua fala.

Durma bem:
esse é um ótimo remédio para a voz. Alguns necessitam de quantidade e muitas recomendações são genéricas, apontando valores arbitrariamente estabelecidos com 8 horas diárias, na sua maioria. Mas, o que importa mais é a qualidade do sono sem interrupções.

Invista na maçã:
a fruta tem ação adstringente e, por isso, "limpa" as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar.

Beba muita água:
nada pode ser mais benéfico para as cordas vocais do que a hidratação. Elas ficam mais limpas e saudáveis para que você enfrente qualquer situação sem precisar que alguém se expresse por você.

Para quem trabalha com a voz

Cantores, atores, contadores de histórias, guias e operadores de telemarketing. Essa turma depende da saúde da voz para exercer seu trabalho de forma eficiente. Para eles a ajuda de profissional especializado pode ser muito eficiente, já que a sua ferramenta de trabalho não pode ser substituída. Logo, todo cuidado é pouco.

Especialistas apontam que o ideal é que esses profissionais estudem maneiras de não concentrar a força no pescoço, pois é esta força cervical que compromete o aparelho fonador. Conhecer técnicas de respiração e articulação também pode ser de grande valia.

Também é importante lembrar que um profissional da voz não utiliza apenas os aparelhos fonador e respiratório para cantar ou falar. Uma boa interpretação necessita de técnica, entendimento e expressão corporal, por isso é preciso se preocupar com todo o corpo e sempre estudar maneiras novas de se comunicar com desenvoltura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário