domingo, 24 de abril de 2011

Dia do Hino Nacional - 13 de Abril

No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.
A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Em todo o país, a hora cívica nas escolas públicas e particulares deve acontecer pelo menos uma vez por semana, com execução do Hino Nacional. Isso é Lei Federal que está em vigor desde o ano de 2009.

12. Dia do Obstetra

Parabéns Médicos Obstetras !!

     Dislene Maria Goncalves de Lemos( Ginecologia e Obstetrícia)

 

  Considerado o médico da mulher o dia 12 de Abril se comemora o dia desse profissional  tão querido, afinal de contas é ele que as orienta, dá conselhos  na gestação, acompanha o desenvolvimento e saúde do feto.

  A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz. O termo “obstetrícia” vem da palavra latina “obstetrix”, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à “mulher assistindo à parturiente” ou “mulher que presta auxílio”.


 

08/04 - DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER



O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer".

O QUE É CÂNCER?
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

10 DICAS PARA SE PROTEGER DO CÂNCER
1 - Pare de Fumar - Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2 - Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
3 - Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4 - É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.
5 - Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata.
6 - As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
7 - As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
8 - É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
9 - No lazer, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10 - Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE


  DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Saúde pública é mais do que o somatório da saúde das pessoas. É instrumento para o desenvolvimento social e econômico e está intimamente relacionada com a paz, educação, habitação e eqüidade. 

2 de Abril - Dia Internacional do Livro


O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro para Crianças por ser a data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen.
A denominação "livro infantil" se enquadra às obras escritas, ilustradas ou não, que são lidas pelas crianças. Geralmente inspirada nas lendas e tradições de folclore dos povos, a literatura infantil engloba desde os clássicos da literatura mundial aos livros apenas ilustrados, sem texto.
Sejam contos de fadas, lendas, fábulas ou histórias de aventuras, mesmo que não tenham sido escritos exclusivamente para as crianças, são classificados como infantis os livros que são lidos e apreciados por elas.


Andersen nasceu em Odense, Dinamarca. Passou por uma infância pobre, seu pai era sapateiro e sua família morava num único quarto, mas mesmo assim, começou a ler muito cedo. Nessa época, ele percebeu os contrastes da sua sociedade, o que foi refletido nas suas histórias, escritas para adultos e jovens, que ele viria a escrever.
Com apenas 11 anos seu pai faleceu, e assim teve que abandonar a escola para se sustentar. Foi trabalhar como aprendiz de tecelagem e costura.
Aos 14 anos, mudou-se para Copenhague, onde conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin.
Passou a trabalhar como bailarino, ator e escrevia algumas peças. Apenas em 1835, quando lançou o romance " O improvisador", alcançou o reconhecimento internacional.
E apesar de ter escrito romances para adultos, poesias e relatos de viagens, foi em 1835, que começou algo que era muito raro na sua época e que o consagrou: escreveu e lançou seis volumes de "Contos" para crianças.
Como os livros infantis não estavam na "crista da onda", os livros não venderam muito e não foram muito conhecidos. Mas depois fêz considerável sucesso com o romance " O patinho feio".
Andersen faleceu no dia 4 de agosto de 1875, por problemas de saúde que vinham perturbando-o por algum tempo. E o interessante é que, um pouco antes de morrer, ele havia consultado um compositor a respeito da música que seria tocada em seu funeral e disse :" A maioria das pessoas que andarão sobre mim serão crianças, então faça com que o ritmo da música bata como os passos de pessoas 'pequenas' ! ".
O importante das histórias de Andersen, além da beleza e fantasia, é que elas sempre contém uma moral, mostrando os confrontos entre os poderosos e desprotegidos, fortes e fracos, e buscando demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.