quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Pan-americano da Saúde


O corpo humano é uma máquina composta de substâncias químicas e que usa outras tantas substâncias para funcionar, como água, açúcar, sal, proteínas etc. Mantê-las em equilíbrio é vital para nosso corpo. Mas não é só assim que mantemos a saúde em dia.
Ter uma vida saudável vai além de se alimentar bem. A prática de exercícios físicos é outro meio de se manter saudável, mas sempre com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Os exercícios ajudam no processo de emagrecimento, no combate ao estresse, na melhora do sistema imunológico e na redução de riscos de desenvolver algumas doenças.
Já é consenso no mundo inteiro dizer que a saúde mental afeta a saúde física. É comum associarmos o aparecimento de úlcera gástrica, inflamação no nervo ciático, enxaquecas, pressão alta e até mesmo gripes e dificuldades digestivas com o surgimento do estresse.


Consultas periódicas ao médico ajudam a prevenir doenças também. O médico pode diagnosticar doenças que não estamos vendo ou que não identificamos ainda.
Além disso, é necessário um comportamento não exagerado para manter a saúde. Não se deve comer demais nem de menos, nem exagerar a dose nos exercícios físicos. Apesar de evitar o estresse, deixar a cabeça sem pensar também não é saudável. É importante se manter longe de vícios e hidratar o corpo, além de evitar a longa exposição ao sol.


 Fonte: CEDI Câmara dos Deputados

Dia Nacional da Astronomia

 2 de Dezembro
A Astronomia é a mais antiga das ciências .Descobertas arqueológicas têm fornecido evidencias de observação astronômicas entre os povos pré-históricos .
Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa , calendário e relógio. Os registros astrônomos mais antigos datam de aproximadamente 3000ª.C. e se devem aos chineses , babilônios ,assírios e egípcio.Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos , como medir a passagem do tempo para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia , como fazer previsões do futuro, já que acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita , da chuva e mesmo da vida
O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, foi escolhido dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.
No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos.
Se pesquisamos sobre os grandes cientistas e inventores na história da humanidade, vamos descobrir que muitos deles foram astrônomos, que estenderam seu olhar para fora da Terra e tanto colaboraram para a evolução global do conhecimento. Idéias como as dos filósofos gregos (e astrônomos) Hiparco e Ptolomeu, de que a Terra era o centro do Universo, com planetas e estrelas girando em torno dela, perduraram por 14 séculos, até que Nicolau Copérnico, chamado pai da Astronomia Moderna, juntamente com Galileu Galilei as revolucionaram.
Ainda hoje o Observatório Nacional é encarregado da hora oficial brasileira, mas já há muitos anos o sinal da hora é emitido por rádio.
   
Fonte: Portal da UFG 
(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-da-astronomia.php)

Dia Nacional do Samba

Você sabia que o dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba?

Mas por que justo no dia 2 de dezembro? O motivo é curioso: Ary Barroso , um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba "Na Baixa do Sapateiro", que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Ary Barroso
Ary Barroso

Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.
A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Atualmente somente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro. Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais.

Fonte: CEDI Câmara dos Deputados

Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".
O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro.

Dia Internacional da Luta Contra a AIDS

O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o dia mundial de prevenção contra a AIDS, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado.
A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer da mesma um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da mesma.
No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma pelo país.
Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural. Com a destruição dos mesmos, o corpo fica abatido, sujeito a adquirir doenças oportunistas, como: pneumonias, infecções, herpes, diarreias e alguns tipos de câncer. Na fase mais avançada da doença, podem aparecer doenças mais graves, como tuberculose, meningite, dentre outras.
Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmitir o mesmo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando o seu sangue entra em contato com o sangue de uma pessoa saudável. Isso é muito sério, pois esse contágio tem ocorrido em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, ao colocar piercings e fazer tatuagens, em consultórios odontológicos e etc.
Existem casos de pessoas que já foram contaminadas em transfusões de sangue, mulheres grávidas também podem transmitir o vírus para os bebês.
O preconceito faz com que as pessoas acreditem que possam ser contaminadas por outras formas. Isso não é verdade! O vírus HIV não é transmitido através de relações sexuais com o uso de preservativos (camisinhas), beijo no rosto ou na boca, picada de insetos, abraços, contato com o suor do doente, compartilhar objetos, como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar.
Diferente do que muitos pensam, os doentes de AIDS ficam muito fragilizados emocionalmente, precisando de atenção, amor e carinho, amizade e proximidade das pessoas.
No mundo todo, o continente africano é o mais contaminado com essa doença, mas os índices de maior aumento da contaminação pelo HIV aparecem na Ásia Central e no Leste Europeu.
No Brasil, o governo oferece tratamento gratuito para os contaminados, mas nem sempre os medicamentos são encontrados nos hospitais que oferecem o tratamento. São coquetéis montados especificamente para combater a doença, sendo o custo dos mesmos muito altos, dificultando a distribuição para os doentes. O remédio é muito agressivo para o organismo, que já se encontra fragilizado, causando efeitos colaterais muito sérios, como problemas renais e de fígado.
O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença, através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Poetisa e Escritora Cida Lemos


"Paulista da cidade de Osasco (SP), Cida conta que seu interesse pela poesia começou ainda estudante, quando suas amigas lhe pediam que escrevesse cartas de amor para seus namorados e perceberam que ela levava jeito para escrever sobre o amor. Estimulada pelas amigas, Cida começou a escrever poemas e os enviava para uma rádio FM de Fortaleza, onde eram lidos diariamente.

Formada em Letras pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Cida revela que o amor ainda é a principal fonte de inspiração dos seus poemas. Segundo ela, “não existe sentimento mais perfeito, pena que o ser humano está brincando com este sentimento tão puro e vital”, lamenta.

Com o apoio de alguns amigos da antiga rádio FM TITÃ, a poetisa lançou em 1999 o seu primeiro livro, intitulado “Florescer”, tendo grande aceitação do público. Em seguida, lançou “Encantos e Desencantos”, publicado em 2001. A escritora ainda escreveu os livros “Sentimentos do Coração” e “Amor sem Fim”.

Em 2008, lançou uma coletânea de 30 poemas a pedido de uma rádio FM local, para o programa “Vale a pena ter saudade”, do locutor Kennedy Soares. Segundo a escritora, ainda este ano ela pretende reformular o seu site, para que seus leitores possam acompanhar melhor sua trajetória, além de conhecer mais os seus poemas e atividades culturais." 


(http://marcondesviana.blogspot.com/2010/10/sociedade-em-foco-mv-21-10-2010.html)




 O Florescer 

"A poesia de Cida Lemos traz sentimentos, sensações e emoções tão puras e românticas que nos sentimos num jardim perfumado e visualmente formoso a nos deliciarmos de pureza e romantismo tão escassos nesse contexto desértico da alma humana em que vivemos. Imergimos, ao ler seus poemas, num mundo todo regado de felicidade e afetos puros, meigos, sinceros. Desfrutamos deles como quem passeia por um bosque de frescor agradável e aromas diversos que nos rejuvenesce por ver beleza, pureza e amor unidos em poesia. É gostoso perceber que estes elementos que formam a essência poética estão ainda vivos entre nós, aqui e acolá, e que fazem parte do respirar jovem dos poetas e poetisas que ainda nos servem de poemas como os de Cida Lemos."  (Vagner Lemos )

Encantos & Desencantos

"A escrita de Cida Lemos nesta obra, já mais amadurecida, idealizada um ano e seis meses depois, a garota surge com uma nova coletânea de poemas transitórios entre lirismo namorador do primeiro livro e o aparecimento das primeiras dores do mundo, em 3ª pessoa. Aliás, essa mudança de pessoa gramatical é sintoma de que a escritora passa a encontrar-se nos outros, passa a outrar-se. Só assim libertamo-nos das amarras do eu e a cosmovisão se dilata.
Cida Lemos canta o amor e a ternura dentro do tom singelo da adolescência que impregna a tudo que é tocado." (Batista de Lima)

Sentimentos do Coração

 "A poesia pode ser resultado de uma inspiração ou de uma transpiração. Pode vir quando quer ou ser provocada. Pode nascer de parto normal ou a fórceps. Daí que os poetas se dividem em dois grandes grupos: Aqueles que são guiados pela poesia e os que têm a rédea do fazer poético." (Batista de Lima)

Dia dos Namorados

 "Concebida como edição especial, esta obra é uma coletânea de algumas poesias publicadas nos livros anteriores. Foi idealizada a partir de uma promoção conjunta realizada pelo mais importante e renomado jornal do Estado do Ceará, o Diário do Nordeste, em virtude da data do Dia dos Namorado "


Amor Sem Fim

"Amor Sem Fim é mais uma junção de risos e lágrimas, sonhos e vida, emoções, deleites e sentimentos tal menina nos bosques da poesia que poética e docemente, pelas veredas do amor e da alegria, nos oferta, latente e meiga coletânea.
"As lágrimas que derramamos hoje servirão às flores que colheremos amanhã."
O amor é mais forte que a morte. (Cantares 8:6)"


Noite de Autógrafos

 Lançamento do livro "TU ÉS VERSO E POESIA”

O  lançamento foi no dia 30 de outubro, às 19h30min, no 3º piso do North Shopping




 
                                                                        
                                           

Parabéns Cida Lemos!
Sucesso!!!!

SITE www.cidapoesias.com.br

III Encontro da Família Lemos - 1720

        O encontro foi uma ótima oportunidade de reunir a família para viver momentos de pura emoção, que acabou tomando conta de muitas pessoas que não se viam há tempos, e neste encontro tiveram a chance de matar as saudades. Destaco aqui a importância de “conhecer novos familiares para vivenciarmos novas relações fraternas”.
















                       

                          
                









Para o próximo ano, os organizadores prometem que o encontro será ainda maior.
A família agradece a presença de cada um que compareceu à festa.