domingo, 24 de abril de 2011

2 de Abril - Dia Internacional do Livro


O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro para Crianças por ser a data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen.
A denominação "livro infantil" se enquadra às obras escritas, ilustradas ou não, que são lidas pelas crianças. Geralmente inspirada nas lendas e tradições de folclore dos povos, a literatura infantil engloba desde os clássicos da literatura mundial aos livros apenas ilustrados, sem texto.
Sejam contos de fadas, lendas, fábulas ou histórias de aventuras, mesmo que não tenham sido escritos exclusivamente para as crianças, são classificados como infantis os livros que são lidos e apreciados por elas.


Andersen nasceu em Odense, Dinamarca. Passou por uma infância pobre, seu pai era sapateiro e sua família morava num único quarto, mas mesmo assim, começou a ler muito cedo. Nessa época, ele percebeu os contrastes da sua sociedade, o que foi refletido nas suas histórias, escritas para adultos e jovens, que ele viria a escrever.
Com apenas 11 anos seu pai faleceu, e assim teve que abandonar a escola para se sustentar. Foi trabalhar como aprendiz de tecelagem e costura.
Aos 14 anos, mudou-se para Copenhague, onde conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin.
Passou a trabalhar como bailarino, ator e escrevia algumas peças. Apenas em 1835, quando lançou o romance " O improvisador", alcançou o reconhecimento internacional.
E apesar de ter escrito romances para adultos, poesias e relatos de viagens, foi em 1835, que começou algo que era muito raro na sua época e que o consagrou: escreveu e lançou seis volumes de "Contos" para crianças.
Como os livros infantis não estavam na "crista da onda", os livros não venderam muito e não foram muito conhecidos. Mas depois fêz considerável sucesso com o romance " O patinho feio".
Andersen faleceu no dia 4 de agosto de 1875, por problemas de saúde que vinham perturbando-o por algum tempo. E o interessante é que, um pouco antes de morrer, ele havia consultado um compositor a respeito da música que seria tocada em seu funeral e disse :" A maioria das pessoas que andarão sobre mim serão crianças, então faça com que o ritmo da música bata como os passos de pessoas 'pequenas' ! ".
O importante das histórias de Andersen, além da beleza e fantasia, é que elas sempre contém uma moral, mostrando os confrontos entre os poderosos e desprotegidos, fortes e fracos, e buscando demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.






 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário