Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável – em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta “mãozinha” do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.
Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
No setor público, que emprega a maioria desses profissionais, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.
Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
(Fonte: IBGE)
Queremos parabenizar todos os assistentes sociais. Profissionais que no seu dia-a-dia atuam através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
"Querer fazer assistencialismo é fácil...Difícil é ser Assistente Social.'
Um parabéns especial para a minha prima linda que eu amo muito e que é uma excelente profissional, Ironilde Arraes.
Adorei abrir o Blog e ver uma homenagem ao Assistente Social. Sou Assistente Social há 06 anos e me orgulho muito da profissão que escolhi. Sou filha de Luzinete de Zuza Lemos, que tanto me influenciou para esta escolha que mudou a minha forma de ver o mundo. Hoje consigo enxergar a vida com os olhos da tolerância e do respeito as pessoas. Respeito a todo tipo de diversidade. Hoje, me despi das amarras do preconceito. Porque tenho a certeza de que ser assistente social é acreditar no ser humano, apesar de tudo. É acreditar na democracia e na justiça social. Afirmo também, sem dúvida alguma que ser Lemos me aproximou de valores éticos e sociais que me ajudaram profundamente a entender a profissão e o sentido de igualdade social.
ResponderExcluirAproveito o espaço para parabenizar pelo Blog e solicitar um e-mail para possíveis postagens de textos. Aproveito também para divulgar o meu blog,que infelizmente não consegue ser atualizado pelo pouco tempo que tenho....Um grande beijo a todos.
Talita de Lemos
http://www.talitadelemos.blogspot.com/
Parabéns qrida Talita!
ResponderExcluirQue bom que gostou do blog, obg pelos parabéns.
Você pode mandar para kellelm@hotmail.com.
É muito bom saber que você como uma Lemos quer participar do blog,todos os textos e outros tipos de postagens serão bem vindos.
Seu blog será divulgado.
Bjos