História da Família Lemos
[Image]A Família Lemos, uma das mais antigas e tradicionais, pisou solo do Brasil no século XVI e, no Ceará, chegou ao Quixadá no século XVII (1720)..Os Lemos têm origem na Península Ibérica, primeiro na Espanha (740) e, depois, em Portugal (1350).
O ramo da família que se instalou na então Fazenda Cedro teve inicio no Patriarca José Alexandre de Lemos (1801) que, ali, casou-se com Maria Gonçalves de Oliveira, tendo o casal quatro filhos – Alexandre José de Lemos (Xandú); Joaquim Gonçalves de Lemos; José Gonçalves de Lemos (Zezé) e Raimundo Gonçalves de Lemos (Raimundinho) – e formou uma grande descendência que se espalhou por todo o Estado do Ceará, principalmente a região do Cariri e Fortaleza. Registre-se que o Patriarca José Alexandre de Lemos, embora tenha nascido no Quixadá (1780) e falecido em Cedro (1879) com idade quase centenária, pela circunstância da mudança de seus pais para o Riacho do Sangue (Frade e, depois, Jaguaretama), sua procedência é confundida como sendo desse último lugar. Mas ali em Jaguaretama permaneceram seus familiares, descendentes de seus irmãos e imãs cujos nomes ainda não foram apurados.
A Família Lemos, ramo de Cedro, por seu espírito gregário, tem se reunido constantemente. E, além de reuniões menores, fez realizar dois grandes encontros – I Encontro da Família Lemos, realizado em Fortaleza, em novembro de 1985, coordenado pelo casal Antônio Adauto Gonçalves de Lemos e Edy Terezinha Borges de Lemos; e II Encontro da Família Lemos realizado em Cedro no dia 14 de julho de 2001, coordenado pelo casal João Gonçalves de Lemos e Maria Ilza Amorim de Lemos. Na ocasião João Gonçalves de Lemos, bisneto do Patriarca dos Lemos, lançou o livro “No Tempo e no Espaço (A Família Lemos)". Aos dois momentos compareceram familiares e amigos da família, sendo que o Encontro em Cedro teve o objetivo de dar inicio ao resgate da história da família, além do congraçamento entre familiares e membros de outras famílias.
gostaria muito de entrar em contato com essa familia pois meu avô veio do ceara para manaus atras da irma dele rosa lemos que tinha fugido com silvino raimundo da silva. o meu se chamava fracisco epfanio de souza lemos. meu imail é gilsonfreitaslemos@gmail.com
ResponderExcluirOii, eu tbm gostaria de saber notícias de meu pai João bosco lemos que é filho de severino cipriniano lemos, moraram em varios lugares em todo nordeste, mas não sei como achar a família,me ajudem por favor, obrigada!
ResponderExcluirMaría. Lisania. Lemos
ResponderExcluirMaría. Lisania. Lemos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirachei legal minha familia
ResponderExcluirMuito bacana encontrar um pouco da história da familia aqui. Estou em busca do livro "No tempo e no Espaço (A familia Lemos)".
ResponderExcluir