terça-feira, 29 de março de 2011

Homenagem ao Mês da Mulher

          Neste mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, escolhemos para homenagear uma da família Lemos. Não nos esquecendo de todas as demais mães, filhas e esposas, tão merecedoras quanto nossa homenageada, queríamos ressaltar a fibra e a dignidade dessa mulher.
 
"Saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que a gente só pode preencher com a lembrança."
( Irene de Albuquerque )

Fátima Lemos, Eliza sua neta e Das Chagas

Refúgio
Te procurei
Nas plantações verdes
No gorjeio das aves
No ar puro
Na rede do alpendre
Na bebida gelada
Nas rodas de piadas
No ardor da pimenta
No frio da noite 
Na nossa cama
Te encontrei
No abrigo que hospeda
as nossas lembranças,
refúgio do nosso passado.

(Fátima Lemos - Poema do seu Livro "Histórias para contar e
Poemas de meu Viver")
 

           Fátima Lemos carrega em seu olhar a certeza de que ainda existe muito a fazer no universo literário e educacional. Sua caminhada está apenas no início.
            Mais do que ninguém sabe erguer-se de momentos difíceis - como o da partida de Das Chagas em 2009 - tendo que manter a administração do Colégio Maria Ester e ainda ser a pessoa forte da família. Naquele momento delicado, conseguiu se desvencilhar da solidão, dos momentos de saudade, e soube encher-se novamente de alegria através dos filhos e do seu trabalho literário. Como mãe e como a grande educadora que é, continuava assim realizando o sonho nascido em 1984.
            Por tudo que faz e representa para os Lemos e para a sociedade em geral, gostaríamos de coroar este momento ressaltando o seu brilhantismo. Como nossa homenageada no mês da mulher: parabéns e que continue sendo esta pessoa maravilhosa, amável e amiga.

           Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido, filha de Sebastião Pereira de Sousa e Maria Ester Pereira Lemos, natural de Lavras da Mangabeira Ceará, Distrito Mangabeira. Casada com o Francisco das Chagas Cândido de Oliveira*(29/11/2009), teve quatro filhos e uma neta.

Fátima Lemos

Era uma vez...

         Era uma vez um sonho que se tornou realidade. Sonhei em fundar uma Escola. Sonhei com uma Escola onde todos fossem amados e respeitados. Onde todos pudessem crescer e amar a profissão. Onde o aluno fosse a atração principal, onde os pais fossem ouvidos. Sonhei com a criança sorrindo, pintando, rabiscando, escrevendo, chorando, crescendo, enfim, sonhei com uma escola onde os pais fossem ouvidos. Sonhei, em um dia, meu sonho tornar-se realidade. Meu sonho não foi em vão. Concretizei-o. Em janeiro de 1984, contratava-se a primeira professora. Com cinco professoras e setenta e nove crianças inicia-se um trabalho sério, honesto, sincero e transparente. Na aula inaugural em 07 de fevereiro de 1984 uma grande chuva cai, não só para encerrar os cinco anos de seca em nossa região, mas também para regar a semente dos sonhos plantada naquele momento. Hoje, 27 anos depois, muitas sementes foram plantadas no coração dos que por esta escola passaram e muitos frutos já colhemos daqueles que não desperdiçaram as oportunidades. Hoje o sonho que se tornou realidade, inspira a muitos a importância do sonho e a coragem de sonhar com a realidade que depende da força, da coragem, do compromisso e acima de tudo da fé no Criador. O Criador da semente universal, da semente da criação. 

Texto extraído do site - http://www.cme1.com.br

          Formada em História e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, com especialização em família: uma abordagem sistêmica. Fundadora e Diretora Pedagógica do Colégio Maria Ester que conta hoje com duas unidades e cerca de três mil alunos. Membro da Academia de Letras do Município do Estado do Ceará – ALMECE, tendo como Patrono o Município de Lavras da Mangabeira; Membro da Academia Lavrense de Letras e da Academia Feminina de Letras – AFELCE.  Tem várias publicações na área educacional, em livros, antologias, revistas, coletâneas e jornais. Lançou na IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO dois livros da literatura infantil: Veloso, o gato congelado e Lili, a boneca da pano. No dia 20 de agosto de 2010 lançou e Osasco-SP o livro "Histórias para contar e Poemas de meu viver".

Texto extraído do site - http://almece.webnode.com.br